top of page
InsperTech

INSPER E UNIVERSIDADE DE ILLINOIS FORMALIZAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

O presidente Marcos Lisboa e outros diretores estiveram nos EUA para oficializar a parceria, que fortalece os cursos de Ciência da Computação e de Engenharias

O presidente Marcos Lisboa e outros diretores estiveram nos EUA para oficializar a parceria, que fortalece os cursos de Ciência da Computação e de Engenharias

Tiago Cordeiro

O Insper e a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC), por meio do Departamento de Ciência da Computação e do Grainger College of Engineering, se tornaram oficialmente parceiros. O acordo de colaboração ampla e de longo prazo foi formalizado na tarde de 15 de setembro em cerimônia realizada no auditório do National Center for Supercomputing Applications (NCSA), no campus localizado na cidade de Urbana, no estado americano de Illinois.

É a primeira vez que a Universidade de Illinois estabelece uma parceria na área de tecnologia com uma instituição de ensino superior da América Latina. “Essa parceria é extremamente importante para nossa universidade. Vai gerar oportunidades para professores e alunos e expandir o alcance das duas instituições”, disse William Bernhard, vice-chanceler de assuntos acadêmicos da UIUC.

O presidente do Insper, Marcos Lisboa, afirmou que a parceria já inicia superando as expectativas. “Começamos maiores do que sonhávamos no início. Imaginamos que realizaríamos dois projetos, mas a procura por parcerias foi muito maior.” Segundo Lisboa, o interesse comprova que a cooperação pode ser muito produtiva. “É um privilégio, é um dia muito feliz para nós, contar com a colaboração de uma instituição do porte e da relevância da Universidade de Illinois.”

A cooperação entre as duas instituições fortalece o novo curso de Ciência da Computação do Insper, assim como os cursos de Engenharia, por meio de colaboração em áreas como tecnologia educacional, preparação de professores, desenvolvimento de pesquisa aplicada, intercâmbios e duplas titulações.

Reitumetse Mabokela, vice-reitora para assuntos internacionais e estratégias globais da Universidade de Illinois, afirmou: “Estamos agradecidos por esta parceria e pelas oportunidades que surgirão dela. Sabemos que a educação se beneficia de uma perspectiva global. Coletivamente, temos a responsabilidade de impulsionar um ambiente de engajamento, que deixe um legado na educação superior, ao mesmo tempo, alcançando alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas.”

A universidade americana tem no seu departamento de ciência da computação mais de 100 professores e pesquisadores, 44 vencedores do NSF Career Awards (prêmio da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos) e investimento anual da ordem de 500 mil dólares por pesquisador. Na escola de engenharia, são mais de 400 professores realizando pesquisa de ponta com a utilização de cerca de 60 laboratórios, centros de pesquisa e institutos.

“Esta parceria começou em meio à pandemia e tivemos de realizar muitas conversas por vídeo”, lembrou, por sua vez, Rashid Bashir, reitor da Grainger College of Engineering. “Queremos melhorar o mundo resolvendo problemas. A computação pode ajudar a superar muitos dos maiores obstáculos que afetam a sociedade.” O Grainger College of Engineering tem um dos cinco melhores programas de Ciência da Computação dos Estados Unidos e é um dos líderes globais em Engenharia.

Irineu Gianesi, diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper, presente também na cerimônia de formalização do acordo, destacou o bom entendimento entre às duas instituições para concretizar a parceria. “Desde as primeiras conversas nos sentimos como se nos conhecêssemos há muitos anos, tamanha a sinergia”, afirmou Gianesi.

As duas instituições estão explorando oportunidades para coordenar os programas de graduação. Uma delas incluiria a opção de os alunos completarem três anos de bacharelado e um ano de mestrado no Insper e então continuar os estudos no programa de mestrado em Illinois, obtendo dupla titulação no mestrado. Enquanto isso, pesquisadores do Insper e da Universidade de Illinois já conduzem uma série

Comentarios


bottom of page