O espetáculo solo “Mulher, como se chama?” será apresentado sexta e sábado (25 e 26), no Campo das Artes
A terceira semana da Mostra Pôr do Sol traz ao palco o trabalho solo de Janaína Matter, com direção de Maíra Lour, da Súbita Companhia de Teatro (Curitiba), “Mulher, como se chama? ”. Serão duas apresentações, sexta (25) e sábado (26), às 20h, no Campo das Artes, em São Luiz do Purunã. Indicado em 3 categorias ao Prêmio Troféu Gralha Azul 2019: dramaturgia, direção e iluminação, o espetáculo aborda a história sob a perspectiva das mulheres. Tenta responder à inquietação provocada pelo apagamento das mulheres na história do mundo.
“É sempre importante colocar espetáculos, companhias e linguagens diferentes em cruzamento, em diálogo. Ainda mais em um projeto cultural novo que propõe uma outra relação de geografia com a arte e cultura em nossa região. Para a Súbita Companhia estar na Mostra Pôr do Sol representa um movimento poderoso de retomada das artes presenciais, do contato com o público, as possibilidades infinitas da experiência coletiva renovada em um espaço tão especial quanto o Campo das Artes. É uma honra e uma responsabilidade grande fazer parte deste movimento que se inicia neste momento tão singular e que se faz tão necessário”, declara a diretora Maíra Lour.
Este ano a companhia completa 15 anos de trajetória, nasceu do encontro de artistas que desejam fazer arte de um ponto de vista coletivo, autoral e contemporâneo. Dedica-se a investigar o teatro explorando as potências do corpo, a criação de novas dramaturgias, as possibilidades de transposição da literatura para a cena e modos de criação colaborativa.
“Recentemente tivemos a experiência de uma temporada em São Paulo que marcou nosso retorno à cena e que nos fez reconectar com a possibilidade de horizontes para o teatro no momento que vivemos. Este reencontro com o público, que nos parecia tão simples e fácil antes de 2020, neste momento ganha novos contornos e desafios. Percebemos um desejo no público de ocupar as salas e estabelecer este contato. E nós estamos dispostos a investigar quais são estas novas relações e suas potências hoje, com as marcas atuais das experiências coletivas”, complementa.
Outro trabalho da Súbita que será apresentado na Mostra Pôr do Sol será “O Arquipélago”, trabalho solo de Pablito Kucarz, também com direção de Maíra Lour, dias 15 e 16 de abril.
“Estes trabalhos que estamos trazendo para a mostra estrearam em 2019 e fazem parte do repertório da companhia. Participaram de circulações e festivais pelo país, porém tiveram suas trajetórias interrompidas por conta da pandemia. Hoje, as temáticas abordadas nos trabalhos, se potencializam a partir do que o trauma coletivo recente nos revelou sobre nós e o modo que nossa sociedade se construiu ao longo de tanto tempo”, conta a diretora.
A Mostra Pôr do Sol foi idealizada e produzida pelo Campo das Artes, projeto de vida do ator paranaense Luís Melo. O evento conta com coprodução do ator e diretor Marcio Juliano e Cia Ilimitada, de Curitiba e marca a abertura oficial do espaço que vem sendo construído desde 2008.
Confira a programação da Mostra que segue até 16 de abril:
25 e 26 de março – 20h
Mulher, como você se chama? – Súbita Companhia de Teatro
1 e 2 de abril – 20h
Marcio Juliano Outro Samba – Cia Ilimitada
*durante o Festival de Teatro de Curitiba
8 e 9 de abril – 20h
Marcio Juliano Outro Samba – Cia Ilimitada
*durante o Festival de Teatro de Curitiba
15 e 16 de abril – 20h
O Arquipélago - Súbita Companhia de Teatro
MOSTRA PÔR DO SOL VIRTUAL
Local: Canal Campo das Artes no Youtube
Horário: 20h
Datas:
19 de abril
Manaós – Trupe Ave Lola (Duração: 80min)
20 de abril
Noël.doc – Marcio Juliano e Cia ilimitada (Duração: 53min)
21 de abril
Aqui - Súbita Companhia de Teatro (Duração: 60min)
O evento integra a programação do Festival de Teatro de Curitiba – edição 2022 que terá início no dia 28 de março.
Projeto realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.
SERVIÇO:
MOSTRA PÔR DO SOL - 11 de março a 16 de abril
Espetáculo: Mulher, como se chama? (Súbita Companhia de Teatro)
Data: 25 e 26 de março
Horário: 20h
Local: Campo das Artes (Estrada da Lage, 370 – São Luiz do Purunã/Balsa Nova-PR)
Contato exclusivo por whatsapp: 41 99995 8383
Email: contato@campodasartes.com.br
Ingressos gratuitos mediante reserva pelo site: https://www.campodasartes.com.br/
Capacidade: 100 pessoas por apresentação
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Atuação: Janaina Matter /Direção: Maíra Lour /Trilha Original e Desenho de Som: Alvaro Antonio /Iluminação: Beto Bruel /Técnica de Luz: Lucri Reggiani /Cenário: Guenia Lemos /Figurino: Val Salles /Interlocução Artística: Francisco Mallmann /Orientação Dramatúrgica: Camila Bauer /Treinamento de Voz: Babaya /Assessoria em Canto: Paola Pagnosi /Colaboração em Movimento: Ane Adade /Realização: Súbita Companhia de Teatro
SAIBA MAIS:
Facebook: @campodasartesbrasil
CONTATOS:
Produção
Marcio Juliano
41 99902 5147
Laura Tezza
41 99995 8383
Mídias Digitais
Jamilssa Melo
92 98161 1848
Opmerkingen