Com ingressos esgotados Trupe Ave Lola se apresenta na segunda semana da Mostra que segue com programação gratuita até dia 16 de abril.
A Mostra Pôr do Sol, evento que inaugura oficialmente o Campo das Artes, projeto do ator Luis Melo, em São Luiz do Purunã/PR, é um sucesso absoluto de público. Com ingressos esgotados em apenas oito horas, após a abertura do site para reservas, a Mostra entra em sua segunda semana de programação. Existe uma lista de espera, no caso de alguma desistência, mas até mesmo ela anda disputada. Mas, mesmo sem ingresso é possível ir até lá, apenas para conhecer o Campo das Artes. Além de apreciar a bela paisagem dos Campos Gerais, o passeio ainda permite degustar, no espaço de convivência, deliciosos pratos típicos da região. Hoje (18/03) e amanhã (19/03), às 20h, a atração é a peça O Malefício da Mariposa, da Trupe Ave Lola.
Considerado o melhor espetáculo teatral do Paraná pelo Prêmio Gralha Azul de 2012, “O Malefício da Mariposa”, do espanhol Federico García Lorca, já circulou em todos os estados do Brasil, incluindo comunidades ribeirinhas da Amazônia. Em 2019, compôs a programação do Festival Internacional La Rebelión de Los Munecos, em Santiago do Chile e em 2020 foi convidado para integrar a programação do Festival Santiago a Mil, um dos maiores festivais de teatro da América Latina.
Há nove anos no repertório da Trupe Ave Lola, O Malefício da Mariposa é uma peça que tem a capacidade de dialogar com um público de diferente faixa etária e por isso é um programa que pode ser desfrutado por toda a família. “As crianças se encantam com o universo lúdico dos bonecos, enquanto que os adultos absorvem a sutileza e a densidade da poesia do espanhol García Lorca”, explica Ana Rosa Tezza, diretora do espetáculo.
As mesmas apresentações estão sendo realizadas durante a semana para público dirigido das escolas da rede pública de Balsa Nova e região, alunos do ensino Fundamental II e Ensino Médio.
O Campo das Artes é um espaço de encontro voltado para arte, educação e cultura que vem sendo construído desde 2008, em São Luiz do Purunã, no município de Balsa Nova, a cerca de 40 km de Curitiba/PR.
“Existia uma grande expectativa sobre a abertura do Campo das Artes, as pessoas estavam ansiosas por isso, então a Mostra foi uma maneira bonita de fazer esse convite e abrir oficialmente as portas. Acredito que vamos fazer esse movimento de abrir as portas muitas vezes porque o espaço é multidisciplinar e oferece muitas possibilidades de encontro e de troca. Estou muito feliz com o resultado, as peças estão sendo bem recebidas e as pessoas, muitas delas da própria região, estão gostando bastante do espaço. O público tem saído feliz daqui e isso me deixa feliz também”, comemora o ator Luís Melo, idealizador da Mostra.
“O sucesso da Mostra Pôr do Sol reúne muitos fatores: a beleza natural da região, a arquitetura do Campo das Artes, a curadoria do Luís Melo, a qualidade dos trabalhos apresentados pelas companhias convidadas e, principalmente, a presença do público ávido por compartilhar a experiência das artes vivas. Em um momento de mundo com tantos desafios e atravessamentos, com teatros fechados por tanto tempo e recursos para a criação de trabalhos artísticos cada vez mais escassos, retomar o encontro com as pessoas neste projeto tão bonito é afirmar nossa existência como classe trabalhadora da Arte e da Cultura no Brasil e celebrar o encontro entre os artistas e a comunidade”, define Marcio Juliano, coordenador geral da Mostra.
A Mostra segue até dia 16 de abril e reúne cinco trabalhos de três companhias de teatro de Curitiba: Trupe Ave Lola, Cia Ilimitada e Súbita Companhia de Teatro. Confira os próximos eventos da programação:
18 e 19 de março – 20h
O Malefício da Mariposa – Trupe Ave Lola
25 e 26 de março – 20h
Mulher, como você se chama? – Súbita Companhia de Teatro
1 e 2 de abril – 20h
Marcio Juliano Outro Samba – Cia Ilimitada
*durante o Festival de Teatro de Curitiba
8 e 9 de abril – 20h
Marcio Juliano Outro Samba – Cia Ilimitada
*durante o Festival de Teatro de Curitiba
15 e 16 de abril – 20h
O Arquipélago - Súbita Companhia de Teatro
MOSTRA PÔR DO SOL VIRTUAL
Local: Canal Campo das Artes no Youtube
Horário: 20h
Datas:
19 de abril
Manaós – Trupe Ave Lola (Duração: 80min)
20 de abril
Noël.doc – Marcio Juliano e Cia ilimitada (Duração: 53min)
21 de abril
Aqui - Súbita Companhia de Teatro (Duração: 60min)
O evento integra a programação do Festival de Teatro de Curitiba – edição 2022 que terá início no dia 28 de março.
Projeto realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.
Sinopse
O Malefício da Mariposa, do espanhol Federico García Lorca, mescla atores e bonecos revelando uma forma teatral transposta e poética que dialoga intrinsecamente com o texto. A aventura se passa em um jardim no qual os personagens são insetos que falam de amor e da paixão pela poesia. A música cria um espaço sonoro onde a magia e o trágico destino de Curianito (personagem central da obra) se revelam suavemente, transportando o público para um lugar onírico e cheio de surpresas.
Ficha Técnica
Direção: Ana Rosa Genari Tezza Dramaturgia: Federico García Lorca
Composição Musical: Jean-Jacques Lemêtre
Elenco: Evandro Santiago, Helena Tezza e Ailén Roberto
Cenário e Figurino: Cristine Conde
Marionetes: Maria Adélia
Iluminação: Rodrigo Ziolkowski
Produção: Dara van Doorn, Laura Tezza e Carlos Becker
Comunicação: Jamilssa Melo e Larissa de Lima
Realização: Ave Lola e as Meninas Produções Artísticas LTDA.
SERVIÇO:
MOSTRA PÔR DO SOL - 11 de março a 16 de abril
Espetáculo O Malefício da Mariposa (Trupe Ave Lola)
Data: 18 e 19 de março
Horário: 20h
Local: Campo das Artes (Estrada da Lage, 370 – São Luiz do Purunã/Balsa Nova-PR)
Contato exclusivo por whatsapp: 41 99995 8383
Email: contato@campodasartes.com.br
Ingressos gratuitos mediante reserva pelo site: https://www.campodasartes.com.br/
Capacidade: 70 pessoas por apresentação
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Teaser: https://youtu.be/4K-EJlbwCGk
SAIBA MAIS:
Facebook: @campodasartesbrasil
CONTATOS:
Produção
Marcio Juliano
41 99902 5147
Laura Tezza
41 99995 8383
Mídias Digitais
Jamilssa Melo
92 98161 1848
Commentaires