top of page
Adriane Perin

Grupo Os Geraldos apresenta novo espetáculode Gabriel Villela no Festival de Curitiba

“Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico”, com dramaturgia de Claudia Barral, será apresentado nos dias 6 e 7 de abril

O diretor, cenógrafo e figurinista mineiro Gabriel Villela, um dos mais premiados do teatro brasileiro, estará representado no Festival de Curitiba 2022 - edição comemorativa de 30 anos - pelo espetáculo “Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico”, do grupo “Os Geraldos”, que existe em Campinas (SP) há 14 anos.

A peça conta a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre espera, tempo e amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira. Além disso, o espetáculo conta com intérprete de libras.

Serão duas sessões, nos dias 6 e 7 de abril, no Guairinha, dentro da Mostra Lúcia Camargo. Os ingressos estão à venda pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria do evento, localizada no Shopping Mueller (Piso L2).

A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical, colorido e popular; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo Os Geraldos, cuja trajetória foi sempre traçada na cultura popular, realizando, com seus espetáculos, ampla circulação pelo Brasil, principalmente, das cidades pequenas - foram mais de 70 municípios, de nove estados brasileiros, além de três outros países: Argentina, Peru e Marrocos.

A atriz Paula Guerreiro, que faz parte do elenco, conta que são mais de trinta pessoas diretamente envolvidas. “É um projeto importante por democratizar o acesso a uma obra da dramaturga Claudia Barral, com apresentações em cidades que estão além do circuito tradicional, e por propiciar uma celebração do teatro popular brasileiro, nesse encontro com a linguagem mineira, barroca e circense de Gabriel, lembrando que o Velho Chico, ao qual a peça faz homenagem, passa no quintal do diretor”, declara Guerreiro.

Gabriel Villela, que tem contribuição também na Música Popular Brasileira, com a direção de shows de Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elba Ramalho e Ivete Sangalo, já dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais, participando de várias edições do Festival de Curitiba, desde a primeira, com “A Vida é Sonho”, passando por “Romeu e Julieta”, “Sua Incelença, Ricardo III”, dentre outras obras. Já trabalhou com artistas como Renata Sorrah, Laura Cardoso, Beatriz Segall, Walderez de Barros, Marcello Antony, Regina Duarte, Thiago Lacerda, entre outros grandes nomes das artes cênicas nacionais. Já recebeu Prêmios Molière, Sharp, Shell, Troféus Mambembe, Troféus APCA, Prêmios APETESP, Prêmios PANAMCO, Zilka Salaberry, além de dezenas de premiações internacionais, como no Festival Theater Der Welt in Dresden (Alemanha), “Globe to Globe”, no Shakespeare`s Globe Theatre (Londres, Inglaterra). Sua poética e produção artística estão registrados no livro “Imaginai! O teatro de Gabriel Villela”, de Dib Carneiro Neto e Rodrigo Audi, lançado em 2017 e vencedor, na categoria de livro de arte, do Prêmio Jabuti 2018.


A Mostra Lúcia Camargo é apresentada por EBANX, Paraná Banco, Governo do Estado do Paraná e New Holland, com patrocínio de ClearCorrect, Vonder, SulAmérica e Novozymes.

Acompanhe todas as novidades e informações da Mostra Lúcia Camargo do Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_Curitiba

FICHA TÉCNICA: Direção, cenário e figurino: Gabriel Villela | Assistentes de direção: Ivan Andrade e Zé Gui Bueno I Assistentes de figurino: José Rosa e Cristiana Cunha | Elenco: Carolina Delduque, Ciça de Carvalho, Douglas Novais, Everton Gennari, João Fernandes, Julia Cavalcanti, Gabriel Gonçalves, Gileade Batista, Paula Mathenhauer Guerreiro, Patrícia Palaçon, Railan Andrade, Valéria Aguiar e Vinicius Santino | Direção musical: Babaya Morais e Everton Gennari | Dramaturgia da voz: Francesca Della Monica I Preparação vocal e musical: Babaya Morais e Everton Gennari | Costura: Ateliê de Dona Zilda Peres Villela I Iluminação: Cia Tecno - Richard Zaira I Fotografia: João Caldas I Maquiagem: Helô Cardoso I Design gráfico: Vanessa Cavalcanti | Operação técnica: Maristela Mota I Coordenação geral: Douglas Novais I Produção: Os Geraldos I Produção executiva: Tatiana Alves I Assistente de produção: Roberta Postale.

Facebook: facebook.com/osgeraldosteatro Instagram:@osgeraldosteatro

Serviço: O que: “Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico” no 30.º Festival de Curitiba Quando: 06 e 07 de abril às 21h Onde: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971)

Valores: R$ 80,00 (inteira) Ingressos: Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L2), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h. Classificação: 14 anos. Duração: 60’

Sugestão de Tags – festival, curitiba, festival de curitiba, mostra, teatro, artes cênicas, artes, gabriel villela, cordel, os geraldos, guairinha



Denise Fraga apresenta seu primeiro monólogo, Eu de Você,

no Festival de Curitiba

Comédia solo tem direção de Luiz Villaça, música ao vivo,

e rompe fronteiras com histórias reais

“Eu de Você”, monólogo com Denise Fraga, é uma comédia dramática escrita a partir de histórias reais, com direção de Luiz Villaça. Em cena, a atriz conta com o acompanhamento das musicistas Ana Rodrigues, Clara Bastos e Priscila Brigante. "Eu de Você" fará duas apresentações no Guairão, nos dias 5 e 6 de abril, às 21h.

A dramaturgia parte de uma delicada seleção de histórias reais e rompe as fronteiras entre palco e plateia, fato e ficção, vida e arte. A comédia traz reflexões sobre o que nos mantém humanos num mundo em que as relações e os afetos ganham cada vez mais complexidade. O texto é de Denise Fraga, Luiz Villaça e Rafael Gomes, com produção de José Maria.

A temática da peça é o olhar do outro. “Sabemos quem somos a partir do que reverberamos. É́ urgente ver o outro, olhar pelo olhar do outro, ser eu de você. O que seria de nós se pudéssemos ser eu de você e você de mim, deixando-nos ambos atravessar por nossas experiências”, diz Denise Fraga.

A matéria prima do espetáculo são histórias reais costuradas com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. “Sou o tipo de pessoa que ama os escritores, os poetas, os músicos, os artistas. São eles que nos salvam da mediocridade, que embelezam nossos dias comuns e dão voz à nossa angústia. É dessa mistura que surge a ideia de nosso Eu de Você”, detalha Denise. Histórias de pessoas comuns e o paralelo com a obra de criadores como Paulo Leminski, Tchekhov, Chico Buarque, na opinião da atriz, ajudam as pessoas a viver.

“Costumo dizer que a arte ajuda a gente a viver, que quem lê Dostoiévski e Fernando Pessoa, no mínimo, vai sofrer mais bonito. Entenderá que fazemos parte de algo maior, que pertencemos à roda da humanidade. Podemos, assim, rir de nós mesmos. Acredito no humor como uma arma poderosa para a ampliar nossa consciência e sabedoria e no teatro como um ritual de reflexão”, avalia.

A Mostra Lúcia Camargo é apresentada por EBANX, Paraná Banco, Governo do Estado do Paraná e New Holland, com patrocínio de ClearCorrect, Vonder, SulAmérica e Novozymes.

Acompanhe todas as novidades e informações da Mostra Lúcia Camargo do Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_Curitiba

Ficha técnica:

Idealização e Criação: Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça com Denise Fraga. Direção: Luiz Villaça. Produção: José Maria. Obra inspirada livremente nas narrativas de Akio Alex Missaka, Anas Obaid, Barbara Heckler, Bruno Favaro Martins, Clarice F. Vasconcelos, Cristiane Aparecida dos Santos Ferreira, Deise de Assis, Denise Miranda, Eliana Cristina dos Santos, Enzo Rodrigues, Érico Medeiros Jacobina Aires, Fátima Jinnyat, Felipe Aquino, Fernanda Pittelkow, Francisco Thiago Cavalcanti, Gláucia Faria, José Luiz Tavares, Julio Hernandes, Karina Cárdenas, Liliana Patrícia Pataquiva Barriga, Luis Gustavo Rocha, Maira Paola de Salvo, Márcia Angela Faga, Márcia Yukie Ikemoto, Marlene Simões de Paula, Nanci Bonani, Nathália da Silva de Oliveira, Raquel Nogueira Paulino, Ruth Maria Ferreiro Botelho, Sonia Manski, Sylvie Mutiene Ngkang, Thereza Brown, Vinicius Gabriel Araújo Portela e Wagner Júnior. Dramaturgia: Cássia Conti, André Dib, Denise Fraga, Fernanda Maia, Luiz Villaça e Rafael Gomes. Texto Final: Rafael Gomes, Denise Fraga e Luiz Villaça. Colaboração Dramatúrgica: Geraldo Carneiro, Kênia Dias e José Maria. Colaboração Artística (residência no RJ): Artur Luanda e André Curti. Direção Musical: Fernanda Maia. Musicistas: Ana Rodrigues, Clara Bastos e Priscila Brigante. Direção de Imagens em Vídeo: André Dib. Direção de Movimento: Kênia Dias. Direção de Arte: Simone Mina. Iluminação: Wagner Antônio. Programação de Vídeo Mapping: Bruna Lessa. Design e Operador de Som: Carlos Henrique. Assistente e Operador de Luz e Vídeo Mapping: Ricardo Barbosa. Assistente de Produção: Leonardo Shamah. Técnico de Palco: Alexander Peixoto. Contrarregra: Cristiane Ferreira. Camareira: Maria da Guia. Costureira: Judite de Lima. Produção das Imagens em Vídeo: Café Royal. Produtora Executiva: Adriana Tavares. Fotógrafo: Thiago “Beck”de Vicentiis. Primeiro Assistente de Câmera: Diego José Marinho. Som Direto: Fernando Akira. Eletricista: Alberto Ferreira. Logger: Hugo Dourado. Administração Financeira: Evandro Fernandes. Fotos para Arte: Willy Biondani. Fotos de Cena: Cacá Bernardes. Programação Visual: Guime Davidson e Phillipe Marks. Redes Sociais: Pedro Lins. Assessoria de Imprensa SP: Morente Forte Comunicações. Roteiro de Audiodescrição: Letícia Schwartz. Consultoria: Luís D. Medeiros. Projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceria Institucional: Theatro São Pedro. Co-produção: Café Royal. Produção: NIA Teatro. Patrocínio - Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Classificação: 12 anos.

Serviço:

O que: “Eu de Você” no 30.º Festival de Curitiba

Quando: 5 e 6 de abril às 21h

Onde: Teatro Guaíra (Guairão). Rua Amintas de Barros, s/ número - Centro

Valores: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia) + taxa administrativa

Ingressos: Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L2), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h. Classificação: 12 anos. Duração: 90

Comments


bottom of page