Fabiane Pereira recebe Liniker no Papo de Música em conversa sobre referências pretas e carreira
Um violão, uma mala e R$ 150 foram a base do sonho da cantora, compositora e atriz Liniker para sair da cidade natal, Araraquara, no interior de São Paulo, aos 18 anos, e ir estudar teatro em Santo André. Um ano depois, ela já acumulava milhões de visualizações na internet dos vídeos de suas músicas com a banda Os Caramelows, que a acompanhou até 2020. Foi nesse primeiro momento de carreira musical, em 2015, que aconteceu o primeiro encontro (e entrevista) de Liniker com a jornalista e apresentadora Fabiane Pereira. Desta vez, o bate-papo exclusivo aconteceu como parte da quarta temporada do Papo de Música, que homenageia o maestro Letieres Leite. A conversa, que foi ao ar no domingo, 25, em toda a rede de rádios Novabrasil FM e, chegará ao YouTube, na terça-feira, 27, via canal Papo de Música (assista aqui), traz Liniker falando sobre as conquistas e os “dribles” com que se deparou em sua trajetória e que fizeram dela uma das mais relevantes cantoras da música brasileira.
No bate-papo com Fabi, Liniker destaca a importância do tempo, do amadurecimento e das referências de vida para que ela se sentisse cada vez mais empoderada de sua trajetória artística. “Os ritmos da minha família são 100% pagode e samba, R&B. Foi o que vi minha mãe e minha tia ouvindo no rádio, o que elas ouviam nos bailes”, conta. “Venho de um berço em que fui alimentada pela cultura negra e precisava me apropriar disso”, complementa.
Hoje, Liniker tem compreensão da artista múltipla que é, com uma carreira musical e também de atriz (inclusive, Manhãs de Setembro, série em que ela vive a protagonista, estreou a segunda temporada no último dia 23, no Prime Video). “Sabia que seria trabalhoso ser artista com o recorte social da minha vivência, do meu corpo, num país como o nosso. Mas tudo foi acontecendo no tempo que tinha que acontecer. O tempo foi generoso comigo para que eu reconhecesse as coisas grandes e importantes quando elas viessem”, ela analisa.
Com dois álbuns ao lado dos Caramelows, Remonta (2016) e Goela Abaixo (2019), e um disco-solo, Indigo Borboleta Azul, (2021), que acaba de receber três indicações ao Grammy Latino, Liniker diz se sentir cada vez mais protagonista de sua carreira. E permanece sonhando: “Que eu consiga atravessar gerações com a minha voz. Chegar à África também é meu maior sonho, falando de amor para os nossos”.
Nesta temporada do Papo de Música, Fabi convida Jorge Aragão, Djavan, Xenia França, Luedji Luna, Leci Brandão, Alaíde Costa, Russo Passapusso, Teresa Cristina e MC Tha. As entrevistas que já foram ao ar estão disponíveis no canal de YouTube: acompanhe o papo com Martinho da Vila (assista aqui), Sandra de Sá (assista aqui) e Chico Brown (assista aqui). Todo domingo um episódio vai ao ar, às 7h, na rede Novabrasil FM. Já às segundas, as entrevistas inéditas e sem edição ganham as plataformas de streaming de áudio no formato podcast nos perfis da Novabrasil FM e às terças, ao meio-dia, um registro audiovisual da conversa entra com exclusividade no canal Papo de Música.
Acompanhe o canal Papo de Música aqui:
Instagram: www.instagram.com/canalpapodemusica
Instagram: www.instagram.com/afabianepereira
Comments