top of page
Foto do escritorJornal Atitude Cultural

Esportes radicais no Brasil

As paisagens naturais brasileiras são grandes estimulantes para a prática dos esportes radicais. O relevo, o clima e a vegetação favorecem a realização ao ar livre destas modalidades. As cidades de Piracicaba e Boituva, por exemplo, são famosas por sediar o balonismo, categoria mais antiga desse tipo de desporto. Confira abaixo as principais modalidades de esportes radicais praticadas no Brasil.


Balonismo: é uma das modalidades mais antigas de esporte radical. O Brasil é considerado um dos melhores locais para a prática dessa atividade. Padre Bartolomeu é considerado o primeiro a realizar um voo não tripulado em balão. Somente em 1885, que aconteceu o primeiro voo tripulado. A prática no país conta com regulamentação, campeonato e festivais.


Paraquedismo: esse esporte surgiu no país nos anos de 1900. O responsável por iniciar a prática foi Charles Astor que montou o primeiro curso de paraquedismo no país. As cidades de Boituva e Araraquara em São Paulo são consideradas as melhores localidades para a atividade.


Kitesurf e windsurf: o windsurf é a ação de planar com prancha sobre a água. O Kitesurf é realizado com prancha e pipa que fica presa ao esportista. Tais modalidades têm Jericoacoara e Cambuco, as duas no Ceará, como cidade recomendada para a prática do desporto.


Mergulho: é a atividade de submergir em locais com água com ajuda de aparelhos respiratórios. Muito requisitado no ecoturismo e por pessoas interessadas em observar as belezas do fundo do mar. A cidade de Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE) e Ilha Bela (SP) são alguns dos locais preferidos pelos turistas e esportistas.


Rafting: é realizada em botes infláveis e tem como objetivo descer corredeiras e atravessar obstáculos nas águas dos rios. Foz do Iguaçu (PR), Broas (SP) e Itacaré (BA) são os locais recomendados para a prática.


Arvorismo, rapel, escalada: são práticas de subida, descida ou travessia em árvores, morros ou montanhas. Os lugares recomendados para a ação são Brotas (SP), Foz do Iguaçu (PR), Paraty (RJ).


Mountain bike: é a modalidade de ciclismo com objetivo de subir montanhas e transpor barreiras e obstáculos naturais. Uma bicicleta especial é usada para travessia. Existem diversas competições no Brasil e Blumenau (SC) tem marca registradas nos eventos.


Surf: o Brasil tem um litoral que favorece a realização desse esporte, mas apenas em três cidades são encontradas ondas grandes ideais para a prática radical. Ilha dos Lobos (RS) com ondas de 5 metros, praia da Vila em Santa Catarina e na ilha de Fernando de Noronha.


Motocross: é considerado um esporte radical mais novo, entretanto já possui grandes adeptos e o país se destaca em grandes competições internacionais.


Outras modalidades de Esportes radicais


Você terminou de ler algumas das modalidades de esportes radicais mais praticadas no Brasil, mas existem várias outras atividades de grande destaque em diversos locais do mundo. Confira algumas delas abaixo:


Acquaride: é a descida de corredeiras realizada sobre uma câmara de ar com formato ovalado e na qual as mãos são utilizadas para fazer as manobras. A balsa possui alças para que o atleta se segure e é exigido o uso de equipamentos de segurança como luvas e capacete.


Asa-delta: é um voo realizado com aeronave composta de tubos de alumínio e vela de tecido no qual o objetivo é planar sobre uma localidade. O piloto pode voar sozinho ou acompanhado. Para a prática é importante garantir a segurança com uso de sinto e capacete.


BMX ou bicicross: assim como o Mountain bike, essa modalidade utiliza bicicletas especiais para corridas em rampas e pistas planas de terra ou com obstáculos. É uma das atividades favoritas do público jovem.


Free style motocross, mx ou motox: é um esporte de alto risco praticado com moto. As competições acontecem fora das estradas e em locais fechados com terrenos desnivelados. Os pilotos devem dominar técnicas para uma boa execução de manobras e diminuir os riscos de acidentes.


Parapente: é parecido com o paraquedas por possuir estrutura flexível. A diferença entre as modalidades está no voo dinâmico realizado pelo parapentista no qual o piloto controla a direção e pode ser realizada por longos períodos.


Street luge: é o esporte em que o atleta fica deitado em uma prancha e desce de uma ladeira ou pista pavimentada. É mais conhecido na Califórnia, mas tem diversos praticantes brasileiros de nível avançado. Teotônia (RS) realiza já promoveu alguns campeonatos internacionais e é reconhecida por ter uma das ladeiras mais rápidas do mundo.


Skate: este é outro esporte favorito dos jovens. Envolve deslizar sobre o solo e obstáculos utilizando uma prancha com quatro rodas. Os praticantes realizam manobras em escadas, ladeiras, corrimão. O Brasil promove diversas competições anualmente.

Comments


bottom of page