top of page
Foto do escritorJornal Atitude Cultural

Em nome da mãe e do pai:


Dez anos após receber o diagnóstico de autismo, a artista apresenta uma obra que faz o inventário do seu próprio estranhamento. A série de autoretratos é construída na fronteira entre fotografia, literatura, representação e documentação. O esforço artístico é para dar conta da dificuldade em entender seus processos mentais, a formação de sua personalidade e a relação com os pais. Até os 18 anos de idade, ela não sabia como lidar com sua própria condição. Infelizmente, a demora no diagnóstico de ASD (desordem de aspecto autista) não é rara, principalmente entre mulheres, 25 por cento dos casos, segundo o CDC (Center for Disease Control and Prevention). Os critérios de avaliação tomam como base estereótipos do comportamento masculino e não enxergam as mulheres.

A obra reflete ainda o impacto do distanciamento social e da crise sanitária que provocou a morte de centenas de milhares de pessoas no Brasil.

Sobre Luiza Kons:

Nasceu em Assis Chateubriand (oeste do Paraná), cidade marcada pela produção agrícola de escala e suas consequências ambientais e sociais.

“Sinto como se fosse um fragmento daquela terra”, explica a autora.

Desenvolveu as pequisas “Chèche Lavi: a vida de quatro famílias haitianas no sul do Brasil” e uma análise do livro “Juchitán de las Mujeres” da fotógrafa mexicana Graciela Iturbide. Considera a fotografia como uma ferramenta política que reflete as relações humanas e suas conexões. No seu processo criativo, discute gênero e pertencimento.

Com curadoria de Luana Navarro e Guilherme Jaccon, o programa de exposições de mesa da Plataforma Estopim consiste em situações expositivas que se fazem na superfície de uma grande mesa. Partindo do universo dos impressos e publicações independentes, artistas e curadores convidades propõe um encontro presencial em que trabalhos podem ser manipulados, discutidos e ressignificados. Cada exposição se constrói a partir das linhas de interesse e investigações de cada participante como mostras individuais, curadorias e compartilhamentos de acervos.

Anote na agenda!

29 de setembro de 2022 - 19h às 21h30 Exposição de Luiza Kons

27 de outubro de 2022, das 19h às 21h30 Exposição de Jozé Roberto da Silva

01 de dezembro de 2022, das 19h às 21h30 Exposição de Walter Thoms

Comments


bottom of page