top of page
Foto do escritorJornal Atitude Cultural

Divisões dos Esportes Radicais


Uma das principais características dos esportes radicais é o fato de serem realizados, em sua maioria, na natureza. Eles podem ser executados com fins competitivos ou não. Os esportes radicais são divididos em duas categorias:

esportes radicais de aventura: nessa modalidade os locais para realização dos esportes colocam a condição humana em demasiado risco, pois ocorrem de preferência na natureza (água, ar, neve e gelo). É necessário muito preparo, força e resistência. Exemplos: surf, alpinismo, paraquedismo, montanhismo, etc.

esportes radicais de ação: a principal característica dessa categoria é a busca pelo movimento perfeito, com risco calculado. Podem ser realizados em ambientes artificiais ou controlados. Exemplo: skate, bike, kite surf, etc.


Esportes Radicais no Brasil


O Brasil é um excelente cenário para a prática de esportes radicais devido a sua vasta diversidade natural. Ao ar livre tudo parece mais desafiador e estimulante. Alguns locais já são famosos pelas práticas desportivas com esse cunho, como as cidades de Piracicaba e Boituva, em São Paulo, que sedia o balonismo, uma das categorias mais antigas do mundo. Confira abaixo as principais modalidades de esportes radicais no país:



• O balonismo é uma das práticas de esportes radicais mais remotas do mundo, tendo o Brasil como o melhor local para essa modalidade. Segundo os historiadores, Padre Bartolomeu foi o primeiro brasileiro a voar em um balão de ar quente. O esporte é certificado, regulamentado e muitos campeonatos são concorridos pelo mundo.

• Ainda em Boituva, São Paulo, é a cidade que tem a maior área livre da América Latina, considerada a capital do paraquedismo. É uma das categorias de esporte radical

mais praticada e procurada no mundo todo.

• Em Jericoacara, no Ceará, o destaque é para o kitesurf e windsurf, que são esportes realizados no ar. A cidade é bastante recomendada para essas modalidades. • No Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito, é conhecida pela prática do mergulho e do rafting. • A cidade de Brotas, em São Paulo, tem notoriedade nas categorias do rafting, arvorismo, rapel e escaladas. Outro local que também é referência destas modalidades é na fronteira entre Brasil e Argentina, em Foz do Iguaçu, no Rio Iguaçu. • Em Blumenau, Santa Catarina, a atividade de mountain bike é a marca registrada. • Ondas grandes com alto risco físico são encontradas em pelo menos três cidades brasileiras. No litoral norte do Rio grande do Sul, na Ilha dos Lobos, o cenário é incrível para a prática do surf. Lá as ondas chegam a cinco metros. Outro local também indicado é a praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina, além de Cacimba do Padre, na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. • A Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, é um belo local para o voo livre. • O motocross é destaque em Marília, interior de São Paulo. Considerado um esporte novo na categoria radical, já possui destaque brasileiro nas competições internacionais.

Opmerkingen


bottom of page