Estar mais próximos da população e do setor produtivo. Esse é o objetivo da Assembleia Legislativa do Paraná e do Governo do Estado que transferiram, nesta quarta-feira (10), suas sedes para a cidade de Londrina. O evento, ocorrido na sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP), durante a 59ª ExpoLondrina marcou as atividades dos dois Poderes.
O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse ser um momento marcante na história do Paraná. “A presença do Governo do Estado e da Assembleia, com diversos deputados, significa o respeito do setor produtivo, ao agronegócio, às entidades representativas de Londrina. Democratizando as atividades e permitindo que a população como um todo, prefeitos e vereadores, possam viver mais próximos do Governo do Estado e da Assembleia”.
Londrinense, o primeiro-secretário da Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) ressaltou a importância da ExpoLondrina para a economia do estado e do país e, principalmente, a presença da Assembleia na região. “Falo da importância que essa grande feira tem no contexto da economia do agronegócio, não só do Paraná, mas do país. Eu sou de Londrina e sei o valor que tem trazer o parlamento para participar de um evento como esse. É valorizar a cidade de Londrina, o povo londrinense. Toda essa nossa região se sente valorizada com a presença da Assembleia”.
Essa aproximação dos Poderes é uma demonstração de respeito dos Poderes com a cidade de Londrina, conforme relatou o prefeito da cidade, Marcelo Belinatti. “Agradeço ao governador Ratinho Júnior, ao presidente Traiano e todos os deputados que fazem essa transferência de Poderes para Londrina. Isso aproxima as pessoas, entidades, prefeitos, enfim, aproxima toda uma região do Poder central que hoje é constituído na cidade de Curitiba. Isso demonstra o respeito que o governador Ratinho e o presidente Traiano têm com a cidade de Londrina. Só tenho a agradecer”.
O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Antônio Sampaio, disse que a presença dos Poderes é importante para que se tenha um contato mais direto com o Governo e os deputados. “Estarem aqui junto das pessoas, falar olho no olho, receber diretamente os anseios e os pleitos de cada um é muito importante, para gente é uma segurança a mais naquilo que estamos falando”.
A Assembleia Legislativa em sintonia com o Governo do Estado é muito importante, como disse o líder do Governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), sobre o Legislativo estar presente na ExpoLondrina. “Foi uma medida acertada da Mesa da Assembleia. Não dá para dissociar o trabalho da Assembleia do Governo do Estado. Agora, isso precisa se tornar uma questão comum. Tem que ser uma prática daqui para frente, para que tenhamos sempre essa condição: Assembleia e Governo do Estado juntos”.
Governo – O governador Carlos Massa Ratinho Júnior falou da alegria em transferir a sede do Poder Executivo para a segunda maior cidade do Paraná e ter a Assembleia Legislativa como parceira nessa iniciativa. “O presidente Traiano trouxe a Assembleia para despachar, fazer esse trabalho local aqui em Londrina. É uma alegria poder estar em Londrina, poder trazer o Governo e fazer com que a cidade passe a ser a capital de todos os paranaenses”, disse. “Isso, não é apenas um ato de respeito à cidade de Londrina, à importância dessa exposição para nossa economia, mas acima de tudo trazer o governo para trabalhar de forma intensa nesses dias. A partir de hoje teremos uma agenda intensa para discutir, debater e anuncia benfeitorias para a cidade de Londrina. Estamos levando o governo próximo das pessoas”, completou.
Como primeiro ato na “Capital do Café” e até o dia 12 sede do Governo do Estado, o governador Ratinho Júnior assinou um decreto que prorroga até 2020 a redução, de 12 para 7%, do ICMS na comercialização de peixes para cinco estados. A medida beneficia o setor de pescados que terá maior competitividade perante outros estados do país. Essa redução era defendida pelo deputado Romanelli, que recentemente apresentou um requerimento ao Governo do Estado para ampliar a redução da alíquota do imposto. “Um decreto importantíssimo. Uma reivindicação que nós fizemos com os piscicultores, que é extremamente benéfica para essa cadeia produtiva. Um grande ganho para esse segmento que também integra o agronegócio brasileiro”, disse o primeiro-secretário da Alep.
📷 Cerimônia de instalação da sede dos Poderes reuniu centenas de pessoas na ExpoLondrina Foto: Dálie Felberg/Alep.
10/04/2019 - Na ExpoLondrina, deputados se reúnem com representantes da Sociedade Rural
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) deu um passo histórico com a transferência nesta quarta-feira (10) dos trabalhos parlamentares para o Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, onde está acontecendo a 59ª Exposição Agropecuária e Industrial – a ExpoLondrina. Na ocasião, os deputados entregaram ao presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio, o título de utilidade pública que acaba de ser concedido à entidade através da Lei estadual nº 19.836/2019.
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), a presença da Alep na ExpoLondrina mostra uma nova maneira do Legislativo estadual se comunicar com toda a população do estado. “Hoje o Poder Legislativo sofre muito desgaste e nós precisamos mudar a cara da Assembleia Legislativa. E só tem uma forma de fazer isso: é se comunicando cada vez mais com a sociedade para que possamos ouvir as grandes demandas do estado do Paraná. É preciso encarnar o sentimento que vem das ruas e fazermos algo que possa mudar a forma que a sociedade encarar o Legislativo. E a nossa presença na ExpoLondrina tem o objetivo de trazer os deputados para que eles possam ouvir as demandas da região e de todo o setor produtivo agrícola”, afirmou.
“Estamos trazendo os deputados para ficarem próximo da população, para contatos com lideranças políticas, empresariais e do agronegócio”, complementou. Traiano frisou a importância de “ouvir a Sociedade Rural e a Associação Comercial para estabelecer uma pauta das entidades, para que possamos encaminhá-las no Legislativo”. “A presença do Poder Legislativo em uma feira desta magnitude tem um grande significado. Esta é a essência da democracia; aqui está o povo paranaense. Trazemos esta estrutura também para conversar com os prefeitos, para que eles estejam ao lado de seus representantes políticos, os deputados”, acrescentou. O presidente da Assembleia enalteceu a importância da transferência da sede administrativa do Governo do Estado para o espaço da feira. “A harmonia entre os poderes é fundamental. O Legislativo trabalha sempre em sincronia com o Executivo, nos projetos de interesse da população paranaense. Temos todos os segmentos da sociedade representados pelos deputados, portanto é fundamental o convívio e harmonia entre os poderes”.
Integração – “Sabemos da importância desta grande feira no contexto das economias paranaense e brasileira. Ela faz parte do grande calendário do agronegócio nacional. Trazer o Parlamento com sua representação valoriza a cidade de Londrina, o povo londrinense e toda a região da Amepar, Amunop e Amunorp. A região se sente representada com a presença da Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário do Poder Legislativo. O deputado Michele Caputo (PSDB) lembrou que “Londrina é a sede de uma grande macrorregião de saúde, um dos maiores polos do país, tanto do ponto de vista social quanto econômico, com uma saúde muito bem organizada e desenvolvida. Aproveito a instalação da Assembleia Legislativa para adiantar agenda com os diretores do Hospital Universitário de Londrina e secretários municipais da região para ouvir uma série de demandas”, contou o parlamentar, ex-secretário da Saúde do Estado. E acrescentou: “É importante essa interiorização para que as lideranças da sociedade civil organizada apresentem ao poder político – Legislativo e Executivo, as prioridades que tem como investimento e desenvolvimento. O poder público só serve se estiver perto das pessoas, com o presidente Ademar Traiano afirmou. Aqui estamos nos colocando à disposição para que possamos avançar ainda mais”, frisou.
O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio, enalteceu a iniciativa da Assembleia de transferir suas atividades para a ExpoLondrina e também falou da importância da entidade, que agora recebeu o título de utilidade pública. Ele lembrou do trabalho desenvolvido há décadas pela SRP em prol da valorização do agronegócio, das inovações implementadas na pecuária e dos inúmeros projetos desenvolvidos em parceria com a comunidade.
Lei estadual – O título de utilidade pública entregue nesta quarta-feira foi proposto através de um projeto de lei de iniciativa dos deputados Tercilio Turini (PPS), Cobra Repórter (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Tiago Amaral (PSB), discutido e aprovado na Assembleia. Posteriormente, foi sancionado e transformado em lei estadual. O deputado Tercilio Turini, que participou da cerimônia, observou que a entidade merece o título de utilidade pública por desenvolver importante trabalho junto a comunidade. Conforme o parlamentar, a Sociedade promove e dá patrocínio a eventos culturais, artísticos e técnicos, visando atender e melhorar as condições de vida da população, com o oferecimento de instalações e estruturas adequadas para a divulgação do agronegócio, de conquistas tecnológicas na área rural e afins. Ele lembrou ainda que a entidade também incentiva práticas que protegem, conservam e recuperam o meio ambiente, a biodiversidade, com a manutenção da viabilidade produtiva da propriedade. “Destacamos, ainda, o incentivo e desenvolvimento, entre a comunidade e associados, de atividade agropastoris, através de cursos e pesquisas”, acrescentou.
Também participaram da reunião os deputados Tiago Amaral (PSB) e Alexandre Curi (PSB); o secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; dirigentes e ex-presidentes da Sociedade Rural do Paraná; diretores da Associação Comercial e Industrial (ACIL), além de outras lideranças de entidades ligadas à agroindústria do estado.
Fundação – A Sociedade Rural do Paraná (SRP) é uma das mais importantes entidades de classe do Brasil. Foi fundada originalmente como Associação Rural de Londrina em 1946 por um grupo de 19 pioneiros de Londrina. Por determinação de Assembleia Geral, realizada no dia 18 de agosto de 1965, passou a ser denominada Sociedade Rural do Norte do Paraná e em 12 de dezembro de 1970, Sociedade Rural do Paraná. Hoje a SRP não é só uma referência para o setor em suas lutas de classe e de decisões importantes para o avanço e desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Ela também interage com os demais segmentos da sociedade, engrossando as vozes em busca de melhorias para toda a sociedade da região Norte do Paraná e ainda é referência por realizar um dos principais eventos de negócios e lazer do Brasil, que é a ExpoLondrina.
Inovação – A Exposição de Londrina, foi aberta na última sexta-feira (5), e prossegue até 14 de abril. A expectativa é que atraia um público semelhante ao ano passado, em torno de 550 mil visitas. “Em volume de negociação, um incremento entre 5% e 10% será um excelente resultado”, considera o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio. A movimentação geral registrada ano passado foi de R$ 684.000.000,00. Assim, a ExpoLondrina se consagra como uma das mais completas exposições do setor. Em sua 59ª edição, o evento, que movimenta a economia de Londrina e região, alia inovação tecnológica à tradição da produção rural e disponibiliza agenda técnica que valoriza a excelência e estimula o desenvolvimento do agronegócio nacional. São 10 dias de programação diversificada: exposições, palestras, cursos, debates, oficinas, gastronomia e entretenimento.
Assembleia celebra os 19 anos do centro universitário UniBrasil
Os 19 anos do UniBrasil – Centro Universitário foram comemorados no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) no início da noite desta quarta-feira (10) com uma sessão solene proposta pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD). Durante o evento, menções honrosas foram entregues a professores, funcionários e alunos da instituição de ensino superior. “É uma grande universidade curitibana que muito tem feito em prol da educação aos paranaenses”, afirmou Recalcatti.
O UniBrasil, fundado em 10 de abril do ano 2000, iniciou suas atividades com os cursos de Direito e Administração de Empresas. Com mais de seis mil alunos matriculados, oferece hoje cursos de graduação, pós-graduação e um programa de mestrado e doutorado em Direito. “Esta Casa de Leis homenageia personalidades e entidades de destaque no cenário paranaense. Tenho a oportunidade de prestar reconhecimento a esta entidade jovem e já com um presente brilhante e, certamente, um grande futuro”, destacou Recalcatti.
A professora doutora Lilian Pereira Ferrari, reitora e pró-reitora de graduação, falou do crescimento do Unibrasil, destacando o início dos trabalhos do curso de Odontologia, que coincidem com o aniversário da instituição. “Hoje foi o primeiro dia de aula dos novos alunos, fizemos questão de iniciá-lo hoje, comemorando os 19 anos do curso de Direito”, explicou. “Nossos cursos são todos reconhecidos pelo MEC e pelo ENAD com notas de excelência. Temos chancela sobre nossa qualidade de ensino, da titulação de nosso corpo docente e da nossa infraestrutura”, afirmou.
De acordo com a professora mestre Ana Carolina de Camargo Clève, que representou o professor doutor Clèmerson Merlin Clève, presidente do Centro Universitário - Unibrasil, os parabéns se estendem a todos os colaboradores da instituição de ensino. “O Unibrasil está entre os melhores centros universitários do Brasil, com nota máxima junto ao MEC. São 19 anos de muita história. Estamos conseguindo colher o que plantamos ao longo desse tempo, com a ajuda de professores altamente qualificados, alunos comprometidos, funcionários sérios e uma equipe diretiva que consegue bem orientar todo o trabalho”, explicou.
Um dos que receberam menções honrosas da Assembleia Legislativa, o professor e coordenador adjunto do curso de Direito, Carlos Dipp, foi aluno, estagiário e auxiliar administrativo do Unibrasil. “A instituição sempre teve uma visão muito humanista em todas as áreas, formarmos cidadãos com responsabilidade social.” Ele falou ainda da parceria que o Unibrasil tem com o Poder Legislativo no Parlamento Universitário, projeto mantido pela Escola do Legislativo. “Nossos alunos conseguem entender a preocupação que os deputados têm ao legislar em prol população”, afirmou.
Fizeram parte da mesa de honra ainda o major Suildo João Biscaia Filho, assessor especial do governo, representando o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; Antonio Aparecido Cardoso, pró-reitor de Administração e Planejamento do Unibrasil; e o vereador de Curitiba, Alex Rato.
História – A instituição iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2000, apenas com o curso de Direito, na então Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Brasil. Desde o início esteve localizada no bairro do Tarumã, em Curitiba, em um campus com aproximadamente 150 mil metros quadrados. No ano de 2003 transformou-se nas Faculdades Integradas do Brasil. Em 2014 a Instituição recebeu o credenciamento do Ministério da Educação (MEC), garantindo o status de Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil.
Atualmente, oferta os cursos de Odontologia; Administração Presencial e EaD; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina, Ciências Contábeis; Design; Direito; Educação Física – Bacharelado e Licenciatura; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Medicina Veterinária; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Serviço Social; e Sistemas de Informação. O Unibrasil Conta com seis mil alunos na graduação, pós-graduação e mestrado. Seu corpo docente tem cerca de 75% dos docentes títulos de mestre ou doutor.
📷 Professores, funcionários e alunos foram homenageados durante uma sessão solene. Foto: Orlando Kissner/Alep
Commentaires