top of page
Foto do escritorGlaucia Andrea Domingos

AÇÕES POSITIVAS EM MOVIMENTO 21ª edição do Encontro Anual 108 Horas de Paz será online


Mais do que nunca este fim de ano pede reflexão. O que temos feito da nossa vida? Como imaginamos o futuro? O que pode ser feito para que o mundo seja um lugar melhor para todos? Pensar juntos sobre o assunto e trocar ideias sobre novas possibilidades, conhecer e aprender com ações que já vem acontecendo são alguns dos objetivos do 108 Horas de Paz, encontro anual promovido pelo CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva e pelo ICM – Instituto Caminho do Meio, que tradicionalmente acontece na virada do ano.

“Ações Positivas em Movimento” será o tema desta 21ª edição, que, por conta da pandemia, desta vez será online, de 27 de dezembro a 1º de janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em dois sites: https://108horasdepaz.com.br/


A programação inclui palestras, mesas redondas, rodas de conversa, rodas de sonho, oficinas, exibições de vídeos, apresentações artísticas e atividades culturais com foco na área da saúde, da educação, do meio ambiente, da economia e no diálogo inter-religioso.

Ao promover redes de diálogo, no âmbito nacional e internacional, o objetivo é compartilhar saberes, gerar reflexões e impulsionar propostas concretas para lidar com os atuais desafios da sociedade. Trata-se de um encontro potente de pessoas que buscam gerar benefícios a todos os seres.

“Nossa intenção é reforçar as redes horizontais de interdependência, compaixão e colaboração, que se tornam especialmente importantes em tempos de acirramento das questões sociais e ambientais. Acreditamos que, fortalecendo nosso movimento conjunto a partir de visões positivas e amplas e dando visibilidade às iniciativas relevantes e construtivas, podemos gerar uma ação que faça sentido e que nos ajude a construir ambientes melhores para além de conflito e crise”, declara Ricardo Pellegrini, presidente do ICM - Instituto Caminho do Meio.


O evento acontecerá nos três turnos (manhã, tarde e noite) e vai contar com a participação de convidados de renome, do Brasil e de fora. Para o dia da Abertura (27/12), que pretende discutir o processo de descolonização do Brasil, já estão confirmados:

Lama Padma Samten - Mestre em física quântica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fundador do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com sede em Viamão (RS) e de outros centros de prática e retiros em todo o país. Ordenado Lama por Chagdud Tulku Rinpoche, em 1996, integra os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.

May East - Educadora e designer em sustentabilidade, fundou e capilarizou o Gaia Education em 55 países nos mais diversos estágios de desenvolvimento. Especialista na co-criação de projetos junto a comunidades tradicionais para o fortalecimento da resiliência climática. Trabalha internacionalmente com agências intergovernamentais, setor privado e governos locais na criação de políticas para a implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Lia Diskin - Escritora e ativista Social, recebeu vários prêmios, entre eles o da UNESCO, em 2006, por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz e também o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation, recebido este ano do Governo da Índia, por sua contribuição na promoção dos valores Gandhianos.

Ailton Krenak - Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro com reconhecimento internacional. Considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena do Brasil, pertence a etnia indígena Krenak.

Luiz Gonzaga de Souza Lima - Cientista político mineiro, professor universitário e autor do livro A Refundação do Brasil - Rumo à Sociedade Biocentrada.


Entre os convidados de destaque do segundo dia (28/12), que será voltado para a área da Saúde, estão: o médico sanitarista Eugenio Scannavino Netto que atua, desde 1983, na cidade de Santarém/PA, em comunidades extrativistas na Amazônia, com a ONG Saúde e Alegria, da qual é fundador e coordenador. A vice-presidente da ANEP (Associação Nacional para Educação Pré-Natal), psicóloga e educadora Laura Uplinger também já está confirmada bem como o biólogo, professor e pesquisador Ricardo Monezi, Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com pesquisa de Mestrado sobre o Reiki (técnica de imposição de mãos).

A Educação será o foco do terceiro dia (29/12) do evento, a programação conta com nomes importantes da área como:

Flávio Bassi - Antropólogo e vice-presidente da Ashoka na América Latina, comunidade global que constrói e cultiva líderes e transformadores sociais em diversos campos.

Sônia Goulart - Coordenadora e co-criadora da CONANE (Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação), maior rede de educadores transformadores do Brasil.

Herman Van De Velde - Educador popular da Nicarágua da iniciativa ÁBACOenRed, espaço virtual de educação alternativa.

Helena Singer – Consultora em projetos de pesquisa com pós-doutorado em Educação, integrante do Programa Escolas Transformadoras e do Movimento Inovação na Educação.

Ignacio Carrasco - Educador da etnia Mapuche do Chile que desenvolveu o projeto de uma escola de orientação democrática e matrística combinando as ideias de Maria Montessori e de Humberto Maturana.

Irene Reis - Educadora, fundadora e presidente da CORE (Comunidade Reinventando a Educação), que agrega várias iniciativas pedagógicas na área.

O jornalista André Trigueiro, editor-chefe do programa Cidades e Soluções da Globo News, escritor, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio confirmou presença no quarto dia (30/12), que será dedicado ao Meio Ambiente e à Economia. Além dele outros grandes nomes irão enriquecer o encontro: o agricultor e pesquisador suíço Ernst Götsch, pai da Agricultura Sintrópica; a Ministra da Cultura, Descolonização, Despatriarcalização e Interculturalidade da Bolívia, ativista e líder indígena Sabina Orellana; Enrique Leff, sociólogo ambientalista, Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Sorbonne (França), Professor de Pós-Graduação em Ecologia Política e Políticas Ambientais na Universidade Autônoma do México; Mirian Vilela, Diretora Executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra e do Centro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UPEACE; Clóvis Cavalcanti, Pesquisador Emérito da Fundação Joaquim Nabuco e professor da UFPE, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco) e Presidente-Eleito da International Society for Ecological Economics (ISEE) e ainda o líder indígena Kretã Kaingang, da Coordenação Executiva da APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

O último dia do ano (31/12), o quinto do evento, será dedicado ao Diálogo Inter-Religioso, Lama Padma Samten do CEBB irá receber representantes de diversas tradições para uma conversa, entre eles: Marcelo Barros - Frei Beneditino CATÓLICO de PE, Ricardo Libermann - Teosofia do RS, Baba Phil - Rede Batuque RS, Jorge KOHO Mello Sensei - Ordem Zen Peacemaker.

O encontro encerra no dia 1º de 2021 com a tradicional palestra de abertura de Ano Novo oferecida pelo próprio Lama. “As impossibilidades são aparências. O budismo ensina a ultrapassar essas aparências, percebemos como as realidades são construídas, como parecem ser rígidas, de que forma podemos ultrapassar os obstáculos e construir novas realidades. É notável a quantidade de iniciativas pelo mundo de pessoas que conseguem construir novas realidades”, comenta Lama Padma Samten. “O 108 Horas de Paz é ação em meio ao mundo, um reencontro com a sabedoria natural da qual todos nós dispomos, para a construção de um mundo melhor”, conclui.

Para saber mais acesse a programação completa e detalhada:


Documentário 108 Horas de Paz: 20 Anos Reencontrando Saberes


Serviço:

ENCONTRO 108 HORAS DE PAZ – Ações Positivas em Movimento

Evento Online

Início: 27/12/2020 - domingo, às 9h Término: 01/01/2021 - sexta, às 12h

Programação

Domingo, 27 de Dezembro: Abertura Segunda, 28 de Dezembro: Saúde Terça, 29 de Dezembro: Educação Quarta, 30 de Dezembro: Meio Ambiente e Economia Quinta, 31 de Dezembro: Diálogo Inter-Religioso Sexta, 1 de Janeiro: Palestra de Abertura do Ano, com Lama Padma Samten

Contato: Claudia Teixeira


Comments


bottom of page